A Talha e o Tino: Um Passeio pela Tradição Alentejana

A Talha: Um Ícone da Vinificação Alentejana 

Imagine um vinho com um sabor tão rico que parece contar as histórias do Alentejo a cada gole. Esse é o milagre da talha de vinho! Feita de barro, a talha é a guardiã dos segredos da vinificação antiga, permitindo que o vinho respire e ganhe personalidade.

O Tino: Uma Janela para o Quotidiano 

Longe das vinhas, no recanto dos quintais, encontramos o tino. Este não é um lugar para o vinho, mas sim para a água e a espuma de sabão. Aqui, as roupas eram lavadas com carinho e dedicação, numa dança diária de sabores domésticos.

O que une a talha e o tino? O barro. Ambos são frutos da terra alentejana, moldados pelas mãos sábias dos artesãos locais. Eles são tão similares em suas estruturas, que  a primeira impressão das pessoas que nos visitam é que o tino é uma talha cortada. Devido a esta divertida similaridade, foi colocado o nome da casa, onde ficava o antigo tino, com o nome: Casa da Talha. 

No Alojamento São Brás do Regedouro, o tino continua a fazer parte da paisagem, não apenas como um objeto, mas como uma ponte para o passado. É uma oportunidade única para tocar e sentir a história viva do Alentejo. 

Hoje, o Tino não serve mais para lavar as roupas, mas sim para dar mais beleza no alojamento e trazer um pouco do passado e história.

Convidamo-lo a visitar o Alojamento São Brás do Regedouro e a mergulhar nas histórias e tradições do Alentejo, onde a talha e o tino continuam a ser protagonistas.



Leave a Comment

São Brás do Regedouro
Privacy Overview

This website uses third party cookies to collect anonymous information such as the number of visitors to the site, and the most popular pages.